quarta-feira, 21 de abril de 2010

Projeto sem nome

Lendo este esboço de projeto, me dei conta de como um editor de texto, um computador e uma idéia simples, podem contribuir com o nosso planeta.
A professora passa o texto para os alunos, eles fazem a cópia, projeta-se o trabalho deles e na própria projeção faz-se à correção. Sem uso de papel (árvores) e borracha.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rio Bom Retiro ainda vivo

Observei na descrição do projeto: Rio Bom Retiro ainda vivo, duas práticas distintas e altamente eficazes, uma delas a pesquisa de campo, e a outra o uso da sala informatizada, sendo assim unindo 2 possibilidades no projeto para um resultado positivo.




Clércio Rogério Borges

Projeto

No meu entendimento projeto é um empreendimento teórico, visando a organização temporal, desenvolvido em etapas para a obtenção de resultados únicos.

Ovide Decroly

Ovide Decroly
Belga nascido no final do século 19 (1871), sem problema de aprendizado mas indisciplinado. Por causa disto desenvolveu um modelo de ensino não-autoritário.
Por ter estudado neurologia, teve sua atenção voltada para crianças com deficiências mentais, isso o fez migrar da medicina para a pedagogia.
No início do século 20 fundou a Ecole de l'Ermitage para crianças ¨normais¨ que serviu de base para seus experimentos. Nos quais direcionava para um modelo de escola centrada no aluno e que os preparava para o convívio social e não a formação profissional.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Atualmente existem propostas pedagógicas – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse. Que fazem parte de seus pensamentos.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ovide-decroly-307894.shtml?page=page1

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROJETO

Tenho a concepção de que um projeto é uma excelente oportunidade de propiciar um aprendizado diferenciado,para realiza-lo é preciso planejamento, organização, cooperação, público, objetivos, tema, local.Um projeto escolar por exemplo tem como característica despertar a consciência, o aprendizado do aluno e dependendo da extensão do projeto a comunidade em torno do mesmo, outra característica é a socialização, seja interna (desenvolvedores do projeto) e externos (o publico ao qual o projeto pretende atingir),


Por: Clércio Rogério Borges 16/04/2010 11:04

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Maria Montessori

Maria Montessori


Indo contra a expectativas familiares, ela se inscreve na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Após sua formatura, iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Observou também, crianças que ficavam brincando nas ruas e criou um espaço educacional a estas crianças.
Responsável também pela criação do método montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou usuário) observa se está fazendo as conexões corretas.
Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori. Ele é associado, com razão, à Educação Infantil, ainda que não sejam muitos os que conhecem profundamente esse método ou sua fundadora, a italiana Maria Montessori. Primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana. Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos. 

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/maria-montessori-307444.shtml em 14/04/2010 às 21:43

Revista escola
01/07/2008 19:28
Texto
Márcio Ferrari


http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori em 14/04/2010 às 21:50


Por: Clércio Rogério Borges

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cursos e Treinamentos

Esperamos aprender novas metodologias para desenvolvimento de projetos ao qual venha auxiliar a escola na educação dos alunos e proporcionar aos mesmos algo difrenciado, fazendo escola e alunos se identificarem contribuindo com ideias/projetos.