Ovide Decroly
Belga nascido no final do século 19 (1871), sem problema de aprendizado mas indisciplinado. Por causa disto desenvolveu um modelo de ensino não-autoritário.
Por ter estudado neurologia, teve sua atenção voltada para crianças com deficiências mentais, isso o fez migrar da medicina para a pedagogia.
No início do século 20 fundou a Ecole de l'Ermitage para crianças ¨normais¨ que serviu de base para seus experimentos. Nos quais direcionava para um modelo de escola centrada no aluno e que os preparava para o convívio social e não a formação profissional.
Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Atualmente existem propostas pedagógicas – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse. Que fazem parte de seus pensamentos.
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/ovide-decroly-307894.shtml?page=page1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário